7 Projetos em Java: aprimorando suas habilidades na prática!

Java é uma das linguagens de programação mais populares e amplamente utilizadas em todo o mundo.

É uma linguagem de programação orientada a objetos que é fácil de aprender e implementar.

Como desenvolvedor Java, é importante estar sempre atualizado com as novas tendências e tecnologias da linguagem.

Vamos ver sete projetos em Java que você pode criar para melhorar suas habilidades de programação.

Cada projeto terá uma breve explicação, seguida de uma descrição mais detalhada do código e da lógica por trás dele.

Projeto 1: Calculadora em Java

Uma calculadora em Java é um dos primeiros projetos que os desenvolvedores Java criam.

Este projeto irá ajudá-lo a entender a lógica por trás das operações matemáticas básicas.

Aqui está o código para uma simples calculadora em Java:

import java.util.Scanner;

public class Calculator {
   public static void main(String[] args) {
      Scanner scanner = new Scanner(System.in);
      System.out.print("Digite o primeiro número: ");
      double num1 = scanner.nextDouble();
      System.out.print("Digite o segundo número: ");
      double num2 = scanner.nextDouble();
      System.out.print("Digite a operação (+, -, *, /): ");
      char operator = scanner.next().charAt(0);
      scanner.close();
      double result;

      switch(operator) {
         case '+':
            result = num1 + num2;
            break;
         case '-':
            result = num1 - num2;
            break;
         case '*':
            result = num1 * num2;
            break;
         case '/':
            result = num1 / num2;
            break;
         default:
            System.out.println("Operação inválida.");
            return;
      }

      System.out.println(num1+" "+operator+" "+num2+": "+result);
   }
}

O código acima cria uma calculadora simples que pede dois números e uma operação (+, -, *, /) do usuário.

Em seguida, ele realiza a operação e exibe o resultado.

Projeto 2: Conversor de Celsius para Fahrenheit em Java

Um conversor de Celsius para Fahrenheit é outro projeto útil em Java que irá ajudá-lo a entender como converter unidades de medida.

Aqui está o código para um conversor de Celsius para Fahrenheit em Java:

import java.util.Scanner;

public class CelsiusToFahrenheit {
   public static void main(String[] args) {
      Scanner scanner = new Scanner(System.in);
      System.out.print("Digite a temperatura em Celsius: ");
      double celsius = scanner.nextDouble();
      scanner.close();
      double fahrenheit = (celsius * 9/5) + 32;
      System.out.println(celsius+" graus Celsius é igual a "+fahrenheit+" graus Fahrenheit.");
   }
}

O código acima cria um conversor de Celsius para Fahrenheit que pede uma temperatura em graus Celsius e, em seguida, converte-a para Fahrenheit.

Projeto 3: Jogo da Adivinhação em Java

O jogo da adivinhação é um projeto divertido em Java que irá ajudá-lo a entender como criar jogos em Java.

Aqui está o código para um jogo da adivinhação em Java:

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class GuessingGame {
   public static void main(String[] args) {
      Random random = new Random();

O jogo da adivinhação em Java é um jogo simples em que o programa escolhe um número aleatório entre 1 e 100.

E o jogador tem que adivinhar qual é o número em um número limitado de tentativas.

O código acima cria um jogo da adivinhação em Java que gera um número aleatório e pede ao jogador que adivinhe o número.

Projeto 4: Banco de Dados de Filmes em Java

Criar um banco de dados de filmes em Java é um projeto útil que irá ajudá-lo a entender como trabalhar com bancos de dados em Java.

Aqui está o código para um banco de dados de filmes em Java:

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.ResultSet;
import java.sql.SQLException;
import java.sql.Statement;

public class MovieDatabase {
   public static void main(String[] args) {
      String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/moviedb";
      String username = "root";
      String password = "password";
      String query = "SELECT * FROM movies";

      try {
         Connection connection = DriverManager.getConnection(url, username, password);
         Statement statement = connection.createStatement();
         ResultSet resultSet = statement.executeQuery(query);

         while(resultSet.next()) {
            int id = resultSet.getInt("id");
            String title = resultSet.getString("title");
            int year = resultSet.getInt("year");
            String director = resultSet.getString("director");
            System.out.println(id+" "+title+" "+year+" "+director);
         }

         connection.close();
      } catch(SQLException e) {
         e.printStackTrace();
      }
   }
}

O código acima cria um banco de dados de filmes em Java que se conecta a um banco de dados MySQL.

Ele seleciona todos os filmes da tabela “movies” e exibe os resultados.

Projeto 5: Sistema de Login em Java

Um sistema de login em Java é um projeto importante que irá ajudá-lo a entender como trabalhar com autenticação e segurança em Java.

Aqui está o código para um sistema de login em Java:

import java.util.Scanner;

public class LoginSystem {
   public static void main(String[] args) {
      Scanner scanner = new Scanner(System.in);
      String username = "admin";
      String password = "password";

      System.out.print("Digite o nome de usuário: ");
      String inputUsername = scanner.nextLine();

      System.out.print("Digite a senha: ");
      String inputPassword = scanner.nextLine();

      if(inputUsername.equals(username) && inputPassword.equals(password)) {
         System.out.println("Login bem sucedido.");
      } else {
         System.out.println("Nome de usuário ou senha incorretos.");
      }

      scanner.close();
   }
}

O código acima cria um sistema de login em Java que pede ao usuário um nome de usuário e uma senha e verifica se as informações são corretas.

Projeto 6: Chatbot em Java

Um chatbot em Java é um projeto avançado que irá ajudá-lo a entender como trabalhar com processamento de linguagem natural em Java.

Aqui está o código para um simples chatbot em Java:

import java.util.Scanner;

public class Projeto6 {

    public static void main(String[] args) {

        Scanner sc = new Scanner(System.in);

        System.out.println("Digite o número de termos que deseja somar: ");
        int n = sc.nextInt();

        double soma = 0;
        int sinal = 1;

        for (int i = 1; i <= n; i++) {
            soma += sinal * (1.0 / i);
            sinal *= -1;
        }

        System.out.println("A soma dos " + n + " primeiros termos da série é: " + soma);

        sc.close();
    }

}

Neste projeto, o objetivo é criar um programa que calcule a soma dos primeiros N termos da série:

1 – 1/2 + 1/3 – 1/4 + 1/5 – 1/6 + …

Para fazer isso, utilizamos um loop for que itera de 1 até o número de termos que o usuário deseja somar.

Em cada iteração, calculamos o valor do termo atual da série e adicionamos ou subtraímos esse valor à soma total, dependendo do sinal do termo.

Por fim, exibimos o valor da soma para o usuário.

Projeto 7: Jogo da Velha em Java

O jogo da velha em Java é um projeto divertido que irá ajudá-lo a entender como trabalhar com matrizes em Java.

Aqui está o código para um jogo da velha em Java:

import java.util.Scanner;

public class TicTacToe {
   public static void main(String[] args) {
      Scanner scanner = new Scanner(System.in);
      char[][] board = {{' ', ' ', ' '}, {' ', ' ', ' '}, {' ', ' ', ' '}};
      char player = 'X';
      int row, col;

      while(true) {
         System.out.println("  0 1 2");
         System.out.println("0 "+board[0][0]+"|"+board[0][1]+"|"+board[0][2]);
         System.out.println("  -+-+-");
         System.out.println("1 "+board[1][0]+"|"+board[1][1]+"|"+board[1][2]);
         System.out.println("  -+-+-");
         System.out.println("2 "+board[2][0]+"|"+board[2][1]+"|"+board[2][2]);

         System.out.println("Vez do jogador "+player+".");
         System.out.print("Digite a linha: ");
         row = scanner.nextInt();
         System.out.print("Digite a coluna: ");
         col = scanner.nextInt();

         if(row < 0 || row > 2 || col < 0 || col > 2 || board[row][col] != ' ') {
            System.out.println("Jogada inválida.");
            continue;
         }

         board[row][col] = player;

         if(board[0][0] == player && board[0][1] == player && board[0][2] == player ||
            board[1][0] == player && board[1][1] == player && board[1][2] == player ||
            board[2][0] == player && board[2][1] == player && board[2][2] == player ||
            board[0][0] == player && board[1][0] == player && board[2][0] == player ||
            board[0][1] == player && board[1][1] == player && board[2][1] == player ||
            board[0][2] == player && board[1][2] == player && board[2][2] == player ||
            board[0][0] == player && board[1][1] == player && board[2][2] == player ||
            board[0][2] == player && board[1][1] == player && board[2][0] == player) {
            System.out.println("Jogador "+player+" venceu!");
            break;
         }

         if(player == 'X') {
            player = 'O';
         } else {
            player = 'X';
         }
      }

      scanner.close();
   }
}

O código acima cria um jogo da velha em Java que pede aos jogadores para inserir as coordenadas de suas jogadas e verifica se há um vencedor a cada jogada.

Conclusão

Java é uma linguagem de programação poderosa e versátil que pode ser usada para uma ampla variedade de projetos.

Os projetos listados acima são apenas alguns exemplos do que é possível criar em Java.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e inspirador para seus próximos projetos em Java.

Perguntas frequentes (FAQs)

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos que é amplamente utilizada em desenvolvimento de software.

É difícil aprender Java?

Java pode ser um pouco desafiador para iniciantes, mas com um pouco de prática e perseverança, é possível aprender a programar em Java.

Qual é o melhor IDE para programar em Java?

Existem vários IDEs populares para programar em Java, incluindo Eclipse, IntelliJ IDEA e NetBeans.

O que é uma matriz em Java?

Uma matriz em Java é uma coleção de elementos do mesmo tipo que é armazenada em uma grade retangular.

O que é programação orientada a objetos?

A programação orientada a objetos é um paradigma de programação que se concentra na criação de objetos que interagem uns com os outros para realizar tarefas.

O que é um método em Java?

Um método em Java é um bloco de código que é executado quando é chamado e pode retornar um valor ou não.

Posso usar Java para desenvolver aplicativos móveis?

Sim, é possível desenvolver aplicativos móveis em Java usando a plataforma Android.

O que você achou desse review?

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Picture of Equipe Alonza

Equipe Alonza

Somos uma equipe dedicada de especialistas em tecnologia, comprometidos em analisar e acompanhar as últimas tendências e inovações do mundo Tech. Nossa missão é trazer informações precisas e atualizadas para nossos leitores, garantindo que você esteja sempre bem informado sobre as novidades no mundo da tecnologia. Trabalhamos intensamente para criar conteúdos relevantes e confiáveis, além de oferecer recomendações de produtos cuidadosamente selecionados. Queremos que você faça compras informadas e que fique completamente satisfeito com suas escolhas. Fascinados por tecnologia e entender como elas podem auxiliar no dia a dia, tornando diversas tarefas complexas mais simples.

Todos os posts